quinta-feira, 3 de abril de 2008

OS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO

Olá caros amigos, volto hoje com o objetivo de postar algo que escrevi há algum tempo. Há quase 6 meses atrás, tive um pequeno problema no meu dedo, pois minha unha estava encravada naquela época. Pra solucionar esse problema, fui a um hospital para que um cirurgião geral pudesse me livrar dessa situação. Graças a Deus o problema foi sanado. E por que eu estou escrevendo escrevendo isto só hoje? Primeiramente, porque naquela época eu não tinha blog, e depois porque hoje, mais uma vez, fui ao mesmo hospital e estive com o mesmo cirurgião geral para realizar o mesmo procedimento por causa do mesmo problema, diferenciando apenas o pé.

Diante disso, desejo postar aqui o que escrevi no dia 15 de Outubro de 2007:


"De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam." (1 Coríntios 12.26)

Durante o final do meu Domingo, estive meditando nesta passagem. Por que? Ao estar com o dedão do pé bastante dolorido, todo o meu corpo sentiu a dor localizada naquele dedo; o meu corpo sofreu o reflexo dessa dor. Que coisa estranha, não? Como um membro tão distante causa um impacto tão grande como esse? Aonde já se viu alastrar a dor e senti-la por todo o corpo, sendo que o membro afetado é apenas um só? Não estou dizendo que se eu apertar o dedo da minha mão, ou pressionar o meu ombro, ou ainda mover o meu punho sentirei dor. O que digo é que, se eu pressiono o meu dedo, ou tento apoiá-lo ao chão, parece que a dor é transmitida ao meu corpo através de ondas; ou talvez semelhantemente ao processo do terremoto, que é resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, ou placas tectônicas e que, em conseqüência desses movimentos, ocorre vibrações que são sentidas num raio de centímetros ou milhares de quilômetros.

Por que estou colocando todas essas informações? Ao ler-mos esse mesmo capítulo 12 de 1 Coríntios, encontramos o versículo de número 12 dizendo: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." Aqui vemos que o escritor Paulo usa a figura de corpo para a Igreja de Cristo. Então, mediante a essa figura, não podemos esquecer que, sendo remidos no sangue do Cordeiro de Deus, estamos inseridos dentro do Corpo de Cristo, fazendo parte dele, como membros. Ao viver dentro desse Corpo, estamos então cientes da realidade presenciada nele que, como dito em 2 Coríntios 4.8-10, é "atribulado, perplexo, perseguido, abatido", além de sofrer com doenças, várias lutas e grandes desafios no cotidiano.

Agora, o que isso tem a ver com o meu dedo ou com a passagem de 1 Coríntios 12.26? É nesse ponto que quero chegar. Faço uma pergunta aos leitores: você conhece algum irmão em Cristo, próximo, ou distante de você, que tem passado por alguma aflição? Conhece algum irmão em Cristo que tem passado por alguma dificuldade financeira? Ou ainda conhece algum irmão em Cristo que tem sofrido alguma doença, seja ela branda ou grave? Se a sua resposta foi sim, e eu creio que essa foi a sua resposta, faço outra pergunta: o que você tem feito por esse ou esses irmãos? Você tem orado? Você tem ajudado de maneira prática?

Quando vamos ao médico com alguma doença, temos a situação onde ele nos diz qual doença temos, e qual remédio devemos tomar. Mas também há outra situação em que existe a necessidade de o próprio médico fazer uma intervenção, às vezes cirúrgica, pois simplesmente o remédio não vai nos curar.

O que quero dizer à você é que haverá casos em que a sua oração pelo irmão será de fundamental importância e de grande ajuda para o irmão enfermo ou necessitado. Mas também haverá casos em que você terá que intervir, e desta vez de maneira bem prática, não deixando de lado a oração, mas complementando-a com a sua ajuda prática.

Bem, se você, assim como eu, respondeu não às minhas perguntas em relação à oração e à ajuda prática, creio que o Senhor tem que abrir os nossos olhos para que enxerguemos essa visão do Corpo, pois se temos esquecido dos nossos irmãos em Cristo, de uma ou de outra maneira, pode ser que é pelo fato de não estarmos sentindo esse sofrimento de todo o Corpo. Acredito que se o sofrimento do irmão faz com que soframos, inevitavelmente estaremos orando por ele; inevitavelmente estaremos ajudando ele de forma prática, seja ligando para ele, seja visitando-o ou até mesmo suprindo as suas necessidades.

Convido você leitor, a meditar sobre esse assunto, e participarmos ativamente desse tão maravilhoso Corpo que estamos inseridos, não por mérito nosso, não porque temos qualidades, mas porque o Senhor, na Sua infinita misericórdia que se renova a cada manhã, nos salvou e nos fez participantes da Sua obra. Olhe para o lado e sofra junto com o irmão, porque tenho certeza de que, quando ele se regozijar, você também terá e sentirá uma grande e inexplicável alegria.

Que o Senhor fale ao seu coração!

"Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos." (Salmos 133.1)

Nenhum comentário: